Como comer Pitaya, a fruta dragão que tem benefícios, mas pode dar até diarreia

Estive na Estrada Nova Frutas Exóticas e fiquei sabendo que existem três variedades da fruta, todas com a pele folhosa. Fonte de Vitamina A, as pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente zinco e ferro. as vermelhas são ricas em ferro, as amarelas em zinco. Estes frutos possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
Publicado em Gastronomia dia 8/08/2017 por Alan Corrêa

Enfrentei sol forte e estradas de terra em Pinhalzinho-SPpara conhecer uma plantação pitayas, ou fruta-dragão, estes espinhentos cactos nativos da América do Sul, que também são cultivados em Israel e na China, são muito apreciadas pelo seu sabor único.

Estive na Estrada Nova Frutas Exóticas e fiquei sabendo que existem três variedades da fruta, todas com a pele folhosa:

  • Branca (Hylocereus polyrhizus): A variedade mais comum e barata é branca por dentro com pele rosa.
  • Vermelha (Hylocereus megalanthus): Com um vermelho muito forte por dentro com pele rosa, esta variedade é a mais bonita.
  • Amarela (Selenicereus undatus): Menor que as outras duas variedades, esta é a mais cara e mais saborosa.

Fonte de Vitamina A, as pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente zinco e ferro. as vermelhas são ricas em ferro, as amarelas em zinco. Estes frutos possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres.

Pitaya (foto: Alan Corrêa)
Pitaya (foto: Alan Corrêa)

Além de todo o lado saudável, as pitayas são delicias exóticas que podem ser consumidas in natura, como sucos, acompanhamento em doces e até como drinque.

Benefícios da Pitaya

  • Proteger as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que protegem contra o câncer;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Regular o intestino pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre;
  • Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
  • Combater a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Diarreia?

Como em muitas pessoas a Pitaya da uma soltada no intestino, se consumida em excesso, principalmente a Pitaya amarela, pode acabar dando um efeito colateral, a diarreia.

Não sofri com isso na pele, pois fui advertido várias vezes por quem passou por essa situação, inclusive o próprio vendedor do produto.