Você sabe que é viscosa, úmida, molinha, meio salgadinha e fica delícia molhadinha? Isso mesmo, as ostras!
Lembro que a primeira vez que experimentei senti certo “nojinho”, mas o clima de praia ajuda a enfrentar as coisas com mais positividade na vida, jurava que ia acabar com uma dor de barriga, mas deu tudo certo, adorei o sabor, quando tive a oportunidade de encontrar um bom produto me apaixonei.
Eu adoro a maioria dos peixes e frutos do mar, mas as ostras ganharam um lugar todo especial na minha mesa, principalmente quando vou para Peruíbe.
Existem duas formas de comer ostras cruas, primeiro é o jeito ogro, onde você taca a lingua, empurra com o dedo e se sente feliz, ótimo para aqueles momentos dentro de casa e a forma decente que mostro abaixo:
Algumas pessoas tem certa repulsa, mas querem experimentar, para isso basta seguir o passo a passo abaixo e aproveitar. Não esqueça da bebida.
A primeira coisa a fazer quando o garçon chegar é sorrir, sua cara de nojo não vai adiantar em nada, pode irritar a sua companhia ou ainda te transformar em motivo de piada.
O prato geralmente deverá chegar com várias ostras, bem decorado, algumas fatias de limão, muito gelo e alguns molhos.
Se você não sabe o que fazer, não banque o especialista. Espere as outras pessoas se servirem e, aproveite para ver como eles pegam e preparam seus pratos.
Não seja guloso, escolha a menor ostra da bandeja, segure-a entre seu polegar e primeiros dois dedos.
Eu costumo jogar apenas limão e sal sobre a ostra, mas também podemos colocar pimenta (tabasco) e outros molhos, varia muito do restaurante.
Você vai notar que junto com a bandeja chegará um pequeno garfo, não é para espetar a sua refeição, é para destaca-la da concha, faça isso com delicadeza, sem pressão, muita força poderá fazer a sua ostra ir parar na cara de algum acompanhante.
Coloque a menor parte da concha nos lábios inferiores, levante levemente e o molusco irá escorregar para sua boca. Saboreei sem medo, a primeira vez a experiência será uma bosta, algo na sua cabeça dirá que aquilo é algo nojento, desencana e parta para a próxima que logo você conseguirá apreciar essa delícia!