Agora você não precisa mais andar com o documento da CNH em sua carteira. Basta fazer um cadastro no site do Denatran e ativar sua CNH digital em seu celular com o app Carteira Digital de Trânsito.
O benefício por meio do aplicativo para IOS ou Android está disponível apenas para quem tem a CNH com QR Code. Do contrário, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.
Desde fevereiro de 2018, a CNH digital ficou disponível em todo território nacional. No entanto, a novidade teve uma acolhida bem abaixo da média devido à burocracia do processo para solicitar o documento digital.
A partir de dezembro 2018, o Ministério das Cidades aprovou – para aqueles que quem já possuem a CNH com o QR Code impresso – gerar gratuitamente a versão digital sem precisar ir pessoalmente ao posto físico do Detran ou sem obter o certificado digital.
Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a CNH com QR Code. Medida que começou a ser aplicada a partir de maio de 2017. A tendência agora é que a opção da CNH digital seja adotada na sua totalidade.
De acordo com Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o objetivo da digitalização da CNH é ao longo do tempo tornar “desnecessária à impressão da CNH pelo papel”.
O primeiro passo é fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o código de ativação para a CNH digital. Existem três caminhos possíveis:
Com efeito, a maior dificuldade para divulgação da CNH digital estava na exigência de solicitar um certificado digital, que só pode ser fornecido por uma empresa certificadora e com valores em média a partir de R$ 160.
Quem não quisesse pagar pelo certificado digital tinha que se deslocar ao Detran da sua cidade para fazer uma validação dos seus dados.
O resultado foi que até o final de 2018 o número de brasileiros que optaram pelo documento digital não ultrapassava 600 mil, o que representa uma porcentagem muito pequena.
Com a nova opção “Pelo Celular”, o uso do certificado digital ficou dispensado. Por outro lado, uma nova condição foi exigida: ter o código QR Code impresso na CNH.
Portanto, aqueles que têm a CNH emitida antes de maio 2017, ainda será necessário ir ao Detran para solicitar a segunda via da CNH – que inclui o pagamento de uma taxa – já com o QR Code integrado.
Uma vez obtido a CNH com o código de barras bidimensional já é possível solicitar a CNH digital por meio da opção “Pelo Celular”.
O código de ativação – emitido através da leitura do código QR Code – pode ser visualizado pela própria página do Denatran ou pelo e-mail que é enviado.
A próxima etapa será instalar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) pelo Google Play ou Apple Store e preencher com o código de ativação.
Por meio da câmera de celular do aparelho será feito uma prova da vida, que consiste na identificação biométrica facial e que utiliza movimentos para impedir que o processo seja fraudado.
Em seguida, o usuário deverá cadastrar o número do celular, bem como registrar uma senha de quatro dígitos. Toda vez que quiser acessar a CNH digital será preciso digitar a senha, independente de estar com acesso à internet.
Para maior segurança e controle, todo o processo é acompanhado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
A expectativa agora é que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) digital também seja liberado a nível nacional. Por enquanto, apenas uma lista restrita de Estados disponibiliza o documento digitalizado de veículos:
Além da praticidade de portar um documento digitalizado, a medida auxilia no caso da perda do documento. Se o seu celular, por exemplo, for roubado você poderá emitir rapidamente outra via digital ou mesmo utilizar a via física que estava guardada em casa.
A novidade digital também gera economia, tanto para o cidadão como para os órgãos públicos.