Veja como baixar CNH digital no celular e facilitar sua vida

Poucas vezes na vida eu senti o prazer de algo governamental facilitar nossa vida em vez de aumentar a burocracia, uma dessas vezes foi após baixar o app de CNH digital no celular e poder deixar meu documento em casa.

Tecnologia
7 meses atrás
Veja como baixar CNH digital no celular e facilitar sua vida

Baixar app CNH digital

O app CNH digital está disponível para download grátis, o app funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa Android, deve baixá-lo no Google Play, os usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store, tudo bem rápido e sem complicações.

Como Usar sua CNH digital

Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

CNH digital (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
CNH digital (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A carteira de habilitação digital passou a valer em todo o país, não é mais preciso ir a um posto do Detran.A CNH Digital já estava disponível em alguns estados brasileiros, mas era necessário comparecer ao Detran para ativar a funcionalidade, agora além de ser mais fácil, está disponível em todo o país.

Com a nova opção “Pelo Celular”, o uso do certificado digital ficou dispensado. Por outro lado, uma nova condição foi exigida: ter o código QR Code impresso na CNH.

Por meio da câmera de celular do aparelho será feito uma prova da vida, que consiste na identificação biométrica facial e que utiliza movimentos para impedir que o processo seja fraudado.

CNH Digital (Foto: Andre Borges / Agência Brasília)
CNH Digital (Foto: Andre Borges / Agência Brasília)

Em seguida, o usuário deverá cadastrar o número do celular, bem como registrar uma senha de quatro dígitos. Toda vez que quiser acessar a CNH digital será preciso digitar a senha, independente de estar com acesso à internet.

Para maior segurança e controle, todo o processo é acompanhado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Para quem tem CNH sem QR Code, é necessário pedir segunda via

Quem ainda não tem a CNH com o QR Code e quer a versão digital precisa solicitar a segunda via, o que pode ser feito pelo site do Detran, no caminho: Serviços, Condutores, 2ª Via da Habilitação.

O pedido vai gerar um boleto de R$ 135. Depois de pago, a nova carteira, já com o QR Code, é enviada para o endereço informado no cadastro.

Como no caso daquelas com QR Code, os dados cadastrais devem ser atualizados em um dos postos de atendimento do Detran ou em uma das unidades do Na Hora.

Com a segunda via em mãos, basta seguir o passo a passo daqueles que já têm o documento impresso com o código bidimensional.

Para mais informações sobre a CNH digital, visite a página de perguntas mais frequentes do Denatran.

Mais de 1,5 milhão de motoristas do DF poderão ter a CNH digital
O Distrito Federal foi a segunda unidade da Federação a introduzir a CNH digital, depois de Goiás.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todos os departamentos de trânsito do País devem estar aptos a emiti-la até 1º de fevereiro de 2018.

*Com informações da Agência Brasil / Agência Brasília / Carro.Blog.Br

       

Alan Corrêa

Você também adora as novidades da tecnologia, viagens e gastronomia? Por aqui eu conheço novos produtos, serviços, lugares e receitas, enquanto isso fotografo, viajo e como, depois posto no blog :)

Vamos Bater um Papo?