Yamaha Ténéré 700 2024: preço e novidades da nova moto ‘trail de verdade’ no Brasil

A Yamaha Ténéré 700 2024 está pronta para chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2025, após quatro anos de espera desde o seu lançamento internacional em 2019. A moto é equipada com um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água, com 689 cm³ de cilindrada. Este motor oferece 73,4 cavalos de potência a 9.900 rpm e um torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm, prometendo boa resposta em diferentes faixas de giros.
Publicado em Motos dia 25/06/2024 por Alan Corrêa

Após quatro anos de espera, a Yamaha Ténéré 700 foi confirmada para o mercado brasileiro. Lançada internacionalmente no final de 2019 e com vendas iniciadas na Europa em 2020, a moto estará disponível no Brasil no primeiro trimestre de 2025. O preço ainda não foi divulgado oficialmente, mas estima-se que ficará entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.

Motor

Yamaha Ténéré 700 2024 será vendida no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2025. Com um motor de 689 cm³, oferece 73,4 cv de potência e torque de 6,9 kgf.m, garantindo boa resposta em diversas faixas de giros.
Yamaha Ténéré 700 2024 será vendida no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2025. Com um motor de 689 cm³, oferece 73,4 cv de potência e torque de 6,9 kgf.m, garantindo boa resposta em diversas faixas de giros.

A Ténéré 700 vem equipada com um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água, com 689 cm³ de cilindrada. O motor oferece 73,4 cv de potência a 9.900 rpm e um torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. Esse motor promete boa resposta em diversas faixas de giros, atendendo a diferentes necessidades de pilotagem.

O motor tem uma faixa de uso útil extensa, proporcionando boas respostas em diversas faixas de giros. Essa característica é importante para diferentes condições de pilotagem, desde trajetos urbanos até aventuras off-road. O sistema de injeção eletrônica e a refrigeração a água contribuem para a eficiência do motor.

Transmissão

A Ténéré 700 possui câmbio de seis marchas e transmissão por corrente reforçada. A relação de transmissão inclui coroa com 46 dentes e pinhão com 15 dentes, garantindo durabilidade e eficiência na transferência de potência.
A Ténéré 700 possui câmbio de seis marchas e transmissão por corrente reforçada. A relação de transmissão inclui coroa com 46 dentes e pinhão com 15 dentes, garantindo durabilidade e eficiência na transferência de potência.

A moto possui câmbio convencional de seis marchas e transmissão por corrente reforçada de passo 525. A relação de transmissão tem uma coroa com 46 dentes e um pinhão com 15 dentes, garantindo eficiência. Essa configuração visa oferecer durabilidade e eficiência na transferência de potência do motor para as rodas.

  • Câmbio convencional de seis marchas
  • Transmissão por corrente reforçada de passo 525
  • Coroa com 46 dentes
  • Pinhão com 15 dentes

A presença de seis marchas permite uma melhor distribuição das relações de velocidade, atendendo a diferentes necessidades de pilotagem. A configuração de transmissão visa oferecer durabilidade e eficiência na transferência de potência do motor para as rodas.

Suspensões

A moto conta com suspensão dianteira ajustável com bengalas invertidas de 43 mm e curso de 21 cm. A traseira possui um sistema de monochoque ajustável com curso de 20 cm, oferecendo estabilidade em diversos terrenos.
A moto conta com suspensão dianteira ajustável com bengalas invertidas de 43 mm e curso de 21 cm. A traseira possui um sistema de monochoque ajustável com curso de 20 cm, oferecendo estabilidade em diversos terrenos.

A moto conta com suspensão dianteira de bengalas invertidas com tubos de 43 mm de diâmetro, ajustáveis na compressão e no retorno, com um curso de 21 cm. Na traseira, há um sistema de monochoque apoiado em balança com links, ajustável na pré-carga, compressão e retorno, com 20 cm de curso.

  • Suspensão dianteira de bengalas invertidas de 43 mm
  • Curso de 21 cm na dianteira
  • Sistema de monochoque traseiro com curso de 20 cm

O sistema de suspensão é projetado para oferecer estabilidade e controle em diversas condições de terreno. A capacidade de ajuste permite que os pilotos personalizem o comportamento da suspensão de acordo com suas preferências e o tipo de terreno.

Freios

Os freios dianteiros da Ténéré 700 são compostos por um par de discos flutuantes e ventilados do tipo wave, com 282 mm de diâmetro. As pinças possuem dois pistões cada. Na traseira, há um disco simples de 245 mm com uma pinça de um pistão.

  • Freios dianteiros com discos flutuantes de 282 mm
  • Pinças com dois pistões
  • Disco traseiro de 245 mm

O sistema de freios ABS possui três modos de funcionamento: ativado em ambas as rodas, ativado apenas na roda dianteira com o da roda traseira desligado, e totalmente desligado. Esses modos visam proporcionar diferentes níveis de controle e segurança, dependendo do tipo de terreno e das condições de pilotagem.

Rodas e Pneus

A Ténéré 700 usa rodas de alumínio raiadas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, com pneus Pirelli Scorpion Rally de uso misto. As rodas de alumínio raiadas são escolhidas pela sua durabilidade e capacidade de absorver impactos em terrenos acidentados.

  • Rodas de alumínio raiadas de 21 polegadas na frente
  • Rodas de 18 polegadas atrás
  • Pneus Pirelli Scorpion Rally de uso misto

Os pneus de uso misto permitem que a moto seja utilizada tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas off-road, oferecendo versatilidade ao piloto. A escolha de rodas e pneus visa atender às necessidades de diferentes condições de terreno.

Chassi, Dimensões e Peso

O design da Ténéré 700 inclui um painel TFT de cinco polegadas, iluminação full-LED e um banco a 87,5 cm do solo. A moto será vendida no Brasil nas cores azul metálica e cinza fosca, com preço entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.
O design da Ténéré 700 inclui um painel TFT de cinco polegadas, iluminação full-LED e um banco a 87,5 cm do solo. A moto será vendida no Brasil nas cores azul metálica e cinza fosca, com preço entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.

O chassi da Ténéré 700 é fabricado em aço tubular, com berço duplo inferior onde o motor é apoiado. A distância livre do solo é de 24 cm e o ângulo de caster é de 27 graus. A moto pesa 205 quilos em ordem de marcha e tem um tanque de combustível com capacidade para 16 litros.

  • Chassi de aço tubular com berço duplo
  • Distância livre do solo de 24 cm
  • Peso de 205 quilos em ordem de marcha

A autonomia teórica da moto é superior a 350 quilômetros. Suas dimensões incluem um comprimento total de 2,37 metros, distância entre-eixos de 1.595 mm, largura máxima de 90,5 cm e altura de 1,45 metros. Essas especificações são projetadas para oferecer equilíbrio e estabilidade em diferentes condições de pilotagem.

Design

A Ténéré 700 possui um conjunto ótico frontal com dois projetores de faróis e duas luzes de posição. O banco da moto é quase reto e está a 87,5 cm do solo. A iluminação é full-LED, melhorando a visibilidade e segurança em diferentes condições.

  • Conjunto ótico frontal com dois projetores
  • Banco quase reto a 87,5 cm do solo
  • Iluminação full-LED

O design funcional foca na eficiência e desempenho em terrenos variados. A moto exibe um corpo esguio de perfil e uma traseira fina e elevada, característica de motos de uso misto com aptidão off-road.

Painel e Cockpit

A moto possui um painel TFT de cinco polegadas que exibe diversas informações importantes, como velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, hodômetros total e dois parciais, autonomia estimada, consumos médio e instantâneo, e medidores de percurso com contagem regressiva.

  • Painel TFT de cinco polegadas
  • Velocímetro e indicador de marchas
  • Nível de combustível e hodômetros

A Ténéré 700 é equipada com um para-brisa alto, protetores de mão e um guidão de alumínio do tipo fat bar. As informações exibidas no painel incluem velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, hodômetros total e dois parciais, autonomia estimada, consumos médio e instantâneo, e medidores de percurso com contagem regressiva.

Preço e Cores

A Yamaha Ténéré 700, confirmada para o Brasil no primeiro trimestre de 2025, deve custar entre R$ 65 mil e R$ 70 mil. A moto será vendida nas cores azul metálica (Icon Blue) e cinza fosca (Tech Kamo), atendendo a diferentes preferências estéticas dos consumidores.

  • Preço estimado entre R$ 65 mil e R$ 70 mil
  • Cores disponíveis: azul metálica e cinza fosca

Essas opções de cores foram escolhidas para atender a diferentes preferências estéticas dos consumidores. O lançamento da Ténéré 700 no Brasil é aguardado com grande expectativa pelos entusiastas de motos trail.

*Fonte: Carro.Blog.Br, Yamaha e Webmotors.