Por Alan Correa 28/07/2022
De acordo com dados da Nasa, cada cometa tem uma pequena parte congelada chamada núcleo, que muitas vezes não é maior do que alguns quilômetros. O núcleo contém pedaços de gelo e gases congelados com pedaços de rochas e poeira incrustados neles. Além disso, pode ter um pequeno interior rochoso.
Segundo informações do Royal Museums Greenwich (Reino Unido), durante o próximo sábado (30), acontecerá o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que ocorre anualmente entre os dias 12 de julho e 23 de agosto.
O ponto mais alto da chuva deve começar por volta das 3h30 da manhã de sexta (29) para sábado (30), mas os meteoros podem começar a aparecer a partir das 2h.
O que são as Delta Aquáridas: Quando a Terra entra na órbita de um cometa, explica Flores Gutiérrez, as partículas em movimento entram simultaneamente na atmosfera da Terra e ocorre um fenômeno chamado paralelismo de longa distância.
Isto faz com que estrelas cadentes surjam à distância de um ponto aparente chamado radiante, normalmente classificado pelo lugar no céu e pela constelação em que está localizado, o que dá ao fenômeno seu nome.
A chuva de meteoros Delta Aquáridas consiste em aproximadamente 20 estrelas cadentes a cada hora. Significa que uma estrela cadente é vista a cada três minutos. Isto geralmente acontece quando começa a escurecer, acrescenta o astrônomo.