Ah, a Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024. Entrar neste gigante é como subir em um cavalo de metal – apenas com mais botões e menos chances de cair, além de ter um cheiro bem melhor.
Se você está procurando por um carro que possa impressionar outros motoristas, sobreviver ao fim do mundo, e ainda ser usado para buscar as crianças na escola (supondo que elas não se envergonhem facilmente), a Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024 pode ser o seu tipo de veículo. Basta lembrar onde você estacionou.
Motor e Desempenho
O coração desta fera é um motor V6 de 3.0 litros com 397 cavalos de força. Agora, se você está esperando algo sobre ele ser ecologicamente correto, você estará terrivelmente decepcionado. Este motor é tanto “Eco” quanto um urso polar em uma praia em Ibiza. Com um torque máximo de 59,4 kgfm a 3500 rpm, você pode esquecer as viagens ao supermercado. Isso é potência para arrancar árvores pela raiz, presumindo que você realmente queira fazer isso, claro.
A aceleração? Vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Isso não é apenas rápido; é “esqueci o café no teto do carro” rápido. E a velocidade máxima é de 180 km/h. Não que você vá precisar disso, a menos que esteja tentando fugir de compromissos familiares ou algo assim.
E sim, há um consumo de combustível envolvido. Urbano de 8,3 km/l e rodoviário de 10,2 km/l, o que é mais ou menos o que você esperaria de um veículo que acha que “economia” é um tipo de pizza.
Segurança
Quando se trata de segurança, a Raptor não está brincando. Imagine um castelo medieval, mas com airbags. Tem airbags frontais, laterais, de cortina, e provavelmente alguns escondidos que só aparecem se você pronunciar uma palavra-chave secreta.
Há também um arsenal de ajudas eletrônicas para garantir que você possa dirigir com a imprudência de um adolescente em um videogame sem sofrer as consequências. Controle de estabilidade, assistência de frenagem automática de emergência, e alerta de colisão frontal estão todos lá. Basicamente, é como ter um co-piloto que é muito mais atento do que você.
E se tudo isso falhar, há sempre o robusto chassi e a suspensão que poderiam sobreviver a um apocalipse zumbi. Portanto, seja uma invasão alienígena ou apenas um domingo em um estacionamento lotado, você está coberto.
Conforto
Agora, por dentro, a Raptor é mais luxuosa do que você esperaria de um veículo com tantas habilidades off-road. Tem ar-condicionado automático, bancos de couro que ajustam-se eletricamente, e, claro, aquecimento. Porque, aparentemente, a Ford acha que você pode estar dirigindo em algum lugar frio, como o coração do seu ex.
Há também um sistema de infotenimento que faz praticamente tudo, exceto cozinhar o jantar. Navegação GPS, conexão Bluetooth, e até um carregador de celular por indução, porque, claramente, botões físicos são muito século 20.
E para aqueles que acham que dirigir é muito cansativo, há assistentes de estacionamento semiautomáticos e controle de velocidade adaptativo. É praticamente o carro dirigindo por você, o que é ótimo para aqueles dias em que você preferiria estar em qualquer outro lugar, menos na estrada.
Design e Dimensões
Por fora, a Raptor parece que foi desenhada com a sutileza de um filme de Michael Bay. É grande, intimidadora e tem mais presença em estrada do que um elefante em uma loja de porcelana. Com um comprimento de 5360 mm e uma largura de 2028 mm, encontrar uma vaga de estacionamento adequada pode ser como jogar Tetris, mas ao contrário.
A altura do solo é de 272 mm, o que significa que ela pode passar por cima de obstáculos que fariam outros carros chorarem por sua mamãe. E com ângulos de entrada e saída projetados para o off-road, ela pode escalar montanhas ou, pelo menos, aqueles montes de neve que se formam no estacionamento do shopping durante o inverno.
Ficha Técnica da Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024
Geral
- Ano: 2024
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Picape
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 3
- Plataforma: [informação não fornecida]
- Série: [informação não fornecida]
Motor
- Instalação: Dianteira
- Disposição: Longitudinal
- Cilindros: 6 em V
- Cilindrada unitária: 493 cm3
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 10,5:1
- Deslocamento: 2956 cm3
- Código do motor: EcoBoost
- Peso/potência: 6,05 kg/cv
- Peso/torque: 40,4 kg/kgfm
- Aspiração: Turbocompressor
- Alimentação: Injeção direta
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: Admissão e escape
- Acionamento comando: [informação não fornecida]
- Diâmetro do cilindro: 85,4 mm
- Curso do pistão: 86 mm
- Potência máxima: 397 cv a 6250 rpm
- Torque máximo: 59,4 kgfm a 3500 rpm
- Torque específico: 20,1 kgfm/litro
- Potência específica: 134,3 cv/litro
Transmissão
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Automático de 10 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: Não informado
Pneus
- Dianteiros: 285/70 R17
- Altura do flanco: 200 mm
- Traseiros: 285/70 R17
- Altura do flanco: 200 mm
- Estepe: 285/70 R17
Dimensões
- Comprimento: 5360 mm
- Distância entre-eixos: 3270 mm
- Bitola dianteira: 1710 mm
- Peso: 2400 kg
- Reboque sem freio: [informação não fornecida]
- Ângulo de entrada: 32 graus
- Ângulo central: 24 graus
- Inclinação lateral máx.: 35 graus
- Altura mínima do solo: 272 mm
- Largura: 2028 mm
- Altura: 1926 mm
- Bitola traseira: 1710 mm
- Tanque de combustível: 82 litros
- Caçamba: 1250 litros
- Carga útil: 736 kg
- Reboque com freio: 2500 kg
- Ângulo de saída: 27 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s
Consumo
- Urbano: 8,3 km/l
- Rodoviário: 10,2 km/l
Autonomia
- Urbana: 681 km
- Rodoviária: 836 km
Equipamentos da Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Controle automático de descida
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Indicador de fadiga
- Assistente de farol alto
- Alerta de ponto cego
- Alerta de mudança de faixa
- Assistente de permanência em faixa
- Frenagem automática de emergência
- Chamada de assistência de emergência
- Assistência na recuperação veicular
- Vetorização de torque
- Tração integral
- Frenagem automática em manobras
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Assistente de estacionamento semiautomático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Assistente de centralização em faixa
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Sistema start-stop
- Controle eletrônico de amortecimento
- Controle de largada
- Acionamento remoto do motor
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Alças de segurança no teto
- Grade dianteira ativa
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Tomada de 110/220 volts
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Carregador de celular por indução
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Sistema de som premium Bang & Olufsen
- Comandos ao veículo através de aplicativo
- Informações do veículo através de aplicativo
*Com informações da Ford e Carro.Blog.Br.