Velocidade, Potência e Lama: Ficha técnica da Ford Ranger Raptor 2024

Quando a Ford decidiu atualizar a Ranger Raptor para o novo modelo, não estava apenas ajustando um veículo; estava reformulando o conceito de uma picape de alto desempenho. Com um robusto motor V6 de 3.0 litros e uma lista de especificações que fariam qualquer entusiasta de carros babar, a Raptor não é apenas uma ferramenta de trabalho - é uma declaração de poder e capacidade.
Publicado em Carros dia 27/04/2024 por Alan Corrêa

Ah, a Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024. Entrar neste gigante é como subir em um cavalo de metal – apenas com mais botões e menos chances de cair, além de ter um cheiro bem melhor.

Se você está procurando por um carro que possa impressionar outros motoristas, sobreviver ao fim do mundo, e ainda ser usado para buscar as crianças na escola (supondo que elas não se envergonhem facilmente), a Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024 pode ser o seu tipo de veículo. Basta lembrar onde você estacionou.

Motor e Desempenho

A Ford redefiniu a picape de alto desempenho com a Ranger Raptor 2024, equipada com um motor V6 de 3.0 litros e uma série de especificações avançadas.
A Ford redefiniu a picape de alto desempenho com a Ranger Raptor 2024, equipada com um motor V6 de 3.0 litros e uma série de especificações avançadas.

O coração desta fera é um motor V6 de 3.0 litros com 397 cavalos de força. Agora, se você está esperando algo sobre ele ser ecologicamente correto, você estará terrivelmente decepcionado. Este motor é tanto “Eco” quanto um urso polar em uma praia em Ibiza. Com um torque máximo de 59,4 kgfm a 3500 rpm, você pode esquecer as viagens ao supermercado. Isso é potência para arrancar árvores pela raiz, presumindo que você realmente queira fazer isso, claro.

A aceleração? Vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Isso não é apenas rápido; é “esqueci o café no teto do carro” rápido. E a velocidade máxima é de 180 km/h. Não que você vá precisar disso, a menos que esteja tentando fugir de compromissos familiares ou algo assim.

E sim, há um consumo de combustível envolvido. Urbano de 8,3 km/l e rodoviário de 10,2 km/l, o que é mais ou menos o que você esperaria de um veículo que acha que “economia” é um tipo de pizza.

Segurança

Não apenas uma ferramenta de trabalho, a nova Raptor é uma verdadeira declaração de poder e capacidade, pronta para transformar tarefas mundanas em aventuras.
Não apenas uma ferramenta de trabalho, a nova Raptor é uma verdadeira declaração de poder e capacidade, pronta para transformar tarefas mundanas em aventuras.

Quando se trata de segurança, a Raptor não está brincando. Imagine um castelo medieval, mas com airbags. Tem airbags frontais, laterais, de cortina, e provavelmente alguns escondidos que só aparecem se você pronunciar uma palavra-chave secreta.

Há também um arsenal de ajudas eletrônicas para garantir que você possa dirigir com a imprudência de um adolescente em um videogame sem sofrer as consequências. Controle de estabilidade, assistência de frenagem automática de emergência, e alerta de colisão frontal estão todos lá. Basicamente, é como ter um co-piloto que é muito mais atento do que você.

E se tudo isso falhar, há sempre o robusto chassi e a suspensão que poderiam sobreviver a um apocalipse zumbi. Portanto, seja uma invasão alienígena ou apenas um domingo em um estacionamento lotado, você está coberto.

Conforto

Além dos músculos, a Ford não economizou em tecnologia, equipando a Raptor com os mais avançados sistemas de segurança e conforto.
Além dos músculos, a Ford não economizou em tecnologia, equipando a Raptor com os mais avançados sistemas de segurança e conforto.

Agora, por dentro, a Raptor é mais luxuosa do que você esperaria de um veículo com tantas habilidades off-road. Tem ar-condicionado automático, bancos de couro que ajustam-se eletricamente, e, claro, aquecimento. Porque, aparentemente, a Ford acha que você pode estar dirigindo em algum lugar frio, como o coração do seu ex.

Há também um sistema de infotenimento que faz praticamente tudo, exceto cozinhar o jantar. Navegação GPS, conexão Bluetooth, e até um carregador de celular por indução, porque, claramente, botões físicos são muito século 20.

E para aqueles que acham que dirigir é muito cansativo, há assistentes de estacionamento semiautomáticos e controle de velocidade adaptativo. É praticamente o carro dirigindo por você, o que é ótimo para aqueles dias em que você preferiria estar em qualquer outro lugar, menos na estrada.

Design e Dimensões

A robustez da Raptor é complementada por uma sofisticação que se manifesta em cada detalhe, desde a cabine até os sistemas de assistência ao motorista.
A robustez da Raptor é complementada por uma sofisticação que se manifesta em cada detalhe, desde a cabine até os sistemas de assistência ao motorista.

Por fora, a Raptor parece que foi desenhada com a sutileza de um filme de Michael Bay. É grande, intimidadora e tem mais presença em estrada do que um elefante em uma loja de porcelana. Com um comprimento de 5360 mm e uma largura de 2028 mm, encontrar uma vaga de estacionamento adequada pode ser como jogar Tetris, mas ao contrário.

A altura do solo é de 272 mm, o que significa que ela pode passar por cima de obstáculos que fariam outros carros chorarem por sua mamãe. E com ângulos de entrada e saída projetados para o off-road, ela pode escalar montanhas ou, pelo menos, aqueles montes de neve que se formam no estacionamento do shopping durante o inverno.

Ficha Técnica da Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024

Geral

  • Ano: 2024
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Picape
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 3
  • Plataforma: [informação não fornecida]
  • Série: [informação não fornecida]

Motor

  • Instalação: Dianteira
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 6 em V
  • Cilindrada unitária: 493 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Deslocamento: 2956 cm3
  • Código do motor: EcoBoost
  • Peso/potência: 6,05 kg/cv
  • Peso/torque: 40,4 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Acionamento comando: [informação não fornecida]
  • Diâmetro do cilindro: 85,4 mm
  • Curso do pistão: 86 mm
  • Potência máxima: 397 cv a 6250 rpm
  • Torque máximo: 59,4 kgfm a 3500 rpm
  • Torque específico: 20,1 kgfm/litro
  • Potência específica: 134,3 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral temporária
  • Câmbio: Automático de 10 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Pneus

  • Dianteiros: 285/70 R17
  • Altura do flanco: 200 mm
  • Traseiros: 285/70 R17
  • Altura do flanco: 200 mm
  • Estepe: 285/70 R17

Dimensões

  • Comprimento: 5360 mm
  • Distância entre-eixos: 3270 mm
  • Bitola dianteira: 1710 mm
  • Peso: 2400 kg
  • Reboque sem freio: [informação não fornecida]
  • Ângulo de entrada: 32 graus
  • Ângulo central: 24 graus
  • Inclinação lateral máx.: 35 graus
  • Altura mínima do solo: 272 mm
  • Largura: 2028 mm
  • Altura: 1926 mm
  • Bitola traseira: 1710 mm
  • Tanque de combustível: 82 litros
  • Caçamba: 1250 litros
  • Carga útil: 736 kg
  • Reboque com freio: 2500 kg
  • Ângulo de saída: 27 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s

Consumo

  • Urbano: 8,3 km/l
  • Rodoviário: 10,2 km/l

Autonomia

  • Urbana: 681 km
  • Rodoviária: 836 km

Equipamentos da Ford Ranger Raptor 3.0 V6 2024

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Controle automático de descida
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Chamada de assistência de emergência
  • Assistência na recuperação veicular
  • Vetorização de torque
  • Tração integral
  • Frenagem automática em manobras

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Assistente de estacionamento semiautomático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Assistente de centralização em faixa
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Sistema start-stop
  • Controle eletrônico de amortecimento
  • Controle de largada
  • Acionamento remoto do motor
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Auto Hold
  • Alças de segurança no teto
  • Grade dianteira ativa

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 110/220 volts
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Sistema de som premium Bang & Olufsen
  • Comandos ao veículo através de aplicativo
  • Informações do veículo através de aplicativo

*Com informações da Ford e Carro.Blog.Br.