O sonho do carro próprio é o de muitos brasileiros, mas o que acabam esquecendo é que o valor do seguro auto deve estar no planejamento financeiro antes de adquirir o veículo, juntamente a simulação de financiamento do veículo, você deve juntar as contas de impostos obrigatórios, manutenção e abastecimento.
Muitas empresas que oferecem o serviços de seguros para carros e motos oferecem uma simulação para que você tenha uma boa base de quanto irá pagar mensalmente pelo serviço, além de darem uma base da chamada taxa de franquia, que deve ser paga em caso de uso do seguro.
Existe um grande número de empresas que prestam o serviço de seguros para veículos e cada uma delas tem suas vantagens e particularidades, vale a pena você analisar diversas delas para saber qual atende melhor suas necessidades, não aceite o primeiro valor logo de cara sem antes consultar suas opções com as outras corretoras de seguros, pois você pode acabar conseguindo um preço melhor ou perder a chance de um bom negócio.
Alguns itens dos seguros devem ser bem avaliados antes de fechar um contrato, algumas seguradoras oferecem planos com benefícios como rastreadores, vacina com marca do número do carro, inclusão de cobertura para terceiros, entre outras vantagens que valem a pena serem consultados, pois na hora do sinistro elas podem fazer a diferença.
Entre as principais empresas que oferecem o seguro para veículos, você pode fazer a cotação com a Porto Seguro Auto, Bradesco Seguros, Itaú Seguro Auto, entre outras opções, antes de assinar qualquer contrato, você deve consultar a confiabilidade da seguradora escolhida com outros clientes.
Com coberturas para diversos imprevistos, o seguro para veículos geralmente apresenta soluções para os consumidores que buscam reduzir os gastos, mas priorizam a proteção do veículo. Para os melhores motoristas, as seguradoras costumam oferecem vantagens ao longo do tempo, elas contemplam indenização dos mais diversos tipos.
Nos últimos dez anos, a frota do Brasil mais do que dobrou e já atingiu a marca de 64,8 milhões de veículos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A tendência é de que o número aumente e essa realidade exija cada vez mais atenção dos condutores quando o assunto envolve trânsito.
Segundo dados divulgados pelo DPVAT – Detran, em julho de 2017 foram pagas 33,7 mil indenizações decorrentes de acidentes de trânsito no Brasil, resultado que evidencia o tanto que esse fator impacta as estatísticas em todas as regiões do País. Para Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, o respaldo e a segurança das pessoas devem vir em primeiro plano, antes mesmo de se pensar na segurança do veículo. “Além da contratação do seguro auto, que oferece coberturas aos danos causados ao veículo, é fundamental que o motorista também contrate uma cobertura que indenize os danos causados aos passageiros e aos envolvidos em um possível acidente”, destaca.
Confira as diferenças entre o DPVAT e outras garantias que os condutores podem contratar junto ao seguro de seu veículo e que também oferecem respaldo em um momento difícil como um acidente:
DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre) é um seguro pago anualmente como cota única ou junto a primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Foi criado com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes. Pode ser solicitado gratuitamente em mais de 8 mil pontos oficiais de atendimento, localizados em todos os municípios brasileiros, como as agências dos Correios, por exemplo.
APP (Acidente Pessoal de Passageiro), visa indenizar os passageiros ou seus beneficiários transportados pelo veículo segurado por lesões ou morte que venham sofrer. Nestes casos, as garantias ficam limitadas ao valor da importância segurada contratada. Os contratos preveem importâncias seguradas distintas, por veículo, para as garantias de danos materiais, de danos corporais e de APP. É uma contratação opcional que pode ser adquirida junto ao seguro do veículo.
RCF (Responsabilidade Civil Facultativa), existem 2 coberturas: