A Foton vai lançar a picape híbrida Tunland no Brasil

A Foton, conhecida por seus caminhões, está prestes a causar impacto no Brasil com a Tunland, uma picape híbrida. A empresa decidiu jogar no campo das caminhonetes e não está de brincadeira. Com apresentação marcada para este mês, a Tunland será importada diretamente da China. A Foton, que já atua no Brasil desde 2010, agora quer desafiar os gigantes do segmento de picapes.
Publicado em Carros dia 11/06/2024 por Alan Corrêa

A Foton, a montadora chinesa que você provavelmente conhece pelos seus caminhões, está prestes a dar um passo ousado no mercado brasileiro. Desde 2010, eles têm feito sucesso com veículos de carga, mas agora decidiram que é hora de entrar no jogo das picapes. E não com qualquer picape, mas com a híbrida Tunland. Sim, você ouviu direito. A apresentação oficial está programada para este mês, e o modelo será importado diretamente da China, prontos para desafiar as opções já estabelecidas por aqui.

A linha Tunland já tem sua reputação no exterior, com modelos que claramente gritam “somos inspirados pelas picapes norte-americanas”. Pense na Ford F-150 e na RAM, e você terá uma boa ideia do que esperar. A versão baseada na 1500 Rebel é a que está na linha de frente para capturar o coração dos motoristas brasileiros. Aparentemente, a Foton não está brincando.

Agora, vamos falar de tamanho. A Tunland é grande, muito grande. Com um comprimento que varia de 5,61 a 5,79 metros e entre-eixos de 3,35 ou 3,50 metros, além de uma largura que pode chegar a 2,1 metros, essa picape faz as médias tradicionais do Brasil parecerem brinquedos. Adicione uma suspensão pneumática e a capacidade de rebocar até 3,5 toneladas, e você tem uma máquina pronta para qualquer desafio, seja na cidade ou no campo.

Mas o verdadeiro truque está sob o capô. A Tunland vem com motores híbridos, oferecendo opções a gasolina e diesel, ambos acompanhados de sistemas de 48 volts para aumentar a eficiência. O motor a gasolina é um 2.0, enquanto o diesel oferece 163 cavalos e 45,8 kgfm de torque. E não podemos esquecer a transmissão automática de 8 marchas e a tração 4×4. Sim, você leu certo, esta picape está pronta para lidar com qualquer coisa que você jogue nela, e provavelmente ainda pedir mais.

Foton Tunland V9

A Foton, conhecida por seus caminhões, está prestes a causar um impacto no Brasil com a Tunland, uma picape híbrida. A empresa decidiu que é hora de jogar no campo das caminhonetes, e eles não estão de brincadeira.
A Foton, conhecida por seus caminhões, está prestes a causar um impacto no Brasil com a Tunland, uma picape híbrida. A empresa decidiu que é hora de jogar no campo das caminhonetes, e eles não estão de brincadeira.

A Foton, uma montadora chinesa que atua no Brasil desde 2010, está se preparando para lançar a picape híbrida Tunland no mercado brasileiro. A empresa, conhecida principalmente por seus caminhões, agora busca explorar o segmento de caminhonetes. A apresentação oficial do novo modelo está programada para acontecer ainda neste mês.

No mercado internacional, a Foton oferece a linha Tunland com diversos modelos. Para o Brasil, os modelos da série V/G são os mais esperados. Essas picapes têm um design influenciado por caminhonetes norte-americanas, como a Ford F-150 e a RAM Pick-up. A versão baseada na 1500 Rebel é uma das opções mais prováveis para os consumidores brasileiros.

A Tunland é uma picape de grandes dimensões, com comprimentos que variam entre 5,61 e 5,79 metros, entre-eixos de 3,35 ou 3,50 metros e largura de até 2,1 metros. Comparada às picapes médias tradicionais do Brasil, a Tunland é significativamente maior. O veículo possui uma suspensão pneumática e capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, além de uma dirigibilidade comparável à de SUVs.

Equipada com transmissão automática de 8 marchas e tração 4x4, a Tunland promete um desempenho sólido em qualquer terreno. É uma picape que não teme desafios e está pronta para qualquer aventura.
Equipada com transmissão automática de 8 marchas e tração 4×4, a Tunland promete um desempenho sólido em qualquer terreno. É uma picape que não teme desafios e está pronta para qualquer aventura.

Entre os equipamentos, a Tunland oferece um sistema multimídia com tela de 14,6 polegadas, ar-condicionado automático de zona dupla, teto solar panorâmico, bancos traseiros com 27º de inclinação, assoalho plano, 6 airbags, frenagem automática de emergência, câmera 360º e piloto automático adaptativo. Essas características visam proporcionar um nível elevado de conforto e segurança para os ocupantes.

No que diz respeito à motorização, a Foton aposta em conjuntos híbridos. No mercado internacional, a Tunland possui opções de motores a gasolina e diesel, ambos associados a sistemas de 48 volts. A versão a gasolina conta com um motor 2.0 tradicional, enquanto a versão a diesel tem um propulsor também de 2.0, capaz de gerar 163 cavalos de potência e 45,8 kgfm de torque. Ambos os motores são acoplados a uma transmissão automática de 8 marchas com tração 4×4.

A estratégia da Foton de entrar no mercado de picapes híbridas no Brasil reflete uma tendência global de aumento na oferta de veículos mais eficientes e menos poluentes. A introdução da Tunland pode atender a demanda por caminhonetes mais tecnológicas e sustentáveis no país.

Falando de tamanho, a Tunland é enorme. Com comprimento entre 5,61 e 5,79 metros, entre-eixos de 3,35 ou 3,50 metros e largura de até 2,1 metros, ela supera facilmente as picapes médias no Brasil.
Falando de tamanho, a Tunland é enorme. Com comprimento entre 5,61 e 5,79 metros, entre-eixos de 3,35 ou 3,50 metros e largura de até 2,1 metros, ela supera facilmente as picapes médias no Brasil.

A chegada da Foton Tunland ao mercado brasileiro é um movimento significativo na diversificação das opções de picapes disponíveis, trazendo novas alternativas aos consumidores. A expectativa é que o lançamento atraia tanto os interessados em tecnologia híbrida quanto aqueles que buscam veículos robustos para uso diário ou profissional.

*Carro.Blog.Br, Terra e Webmotors.