‎e-Titulo traz seu Título de Eleitor para o celular

O aplicativo ‎e-Título é uma verdadeira mão na roda, você só precisa de um smartphone com Android ou iOS para baixar e instalar o app e ter o documento em qualquer lugar, desde que tenha bateria no seu celular.

Tecnologia
3 semanas atrás
‎e-Titulo traz seu Título de Eleitor para o celular

Na pegada dos documentos diretamente pelo celular, assim como a CNH Digital, o ‎e-Título traz uma grande facilidade para quem vive esquecendo as coisas em casa.

Gostei do app porque ele é bem fácil de usar, sem burocracia, com dados simples como CPF e os seus dados básicos você consegue o número do seu título de eleitor.

Baixar app ‎e-Título

Baixar o aplicativo e-título no celular é uma boa ideia
Baixar o aplicativo e-título no celular é uma boa ideia

O e-título está disponível para aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android, na Play Store. A versão para iPhone, pode ser baixada na loja da Apple, de acordo com o TSE. Ainda não há previsão de lançamento para outro sistemas operacionais.

Em 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. E o app se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

Fachada do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - © Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Fachada do edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – © Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

*Com informações da Agência Brasil, TSE e Fusne.

       

Alan Corrêa

Você também adora as novidades da tecnologia, viagens e gastronomia? Por aqui eu conheço novos produtos, serviços, lugares e receitas, enquanto isso fotografo, viajo e como, depois posto no blog :)

Vamos Bater um Papo?